quinta-feira, 25 de julho de 2013

Histórico e Apresentação


BREVE HISTÓRICO e APRESENTAÇÂO

 

Aniversario da Ilha do Governador – Fórum Maracajá

 

Em algum lugar da Ilha do Governador (Rio de Janeiro RJ), em alguma data do ano 2005, um grupo de amigos reuniu-se para falar e conversar sobre assuntos pertinentes à Ilha, falar daquele momento, daquela época e da história da Ilha. Ao final surgiram os questionamentos chaves: O que fazer? Como? Onde?

Conversas junto à orla que geraram e formaram um movimento, e ideias a realizar. Surgia o MPMRHIG – Movimento de Preservação da Memória e Resgate da História da Ilha do Governador. Em nome do movimento criado, no ano de 2006 fui agraciado com o diploma de Amigo do 19º GBM. Dentre as ações do MPMRHIG, que estavam mais focadas no passado, surgiu uma maior, focada no presente, o Fórum Maracajá, tornando-se a principal ação sem diminuir a importância do MPMRHIG, que prosseguiu mais timidamente, cada qual com as suas funções e ações.

A primeira grande ação do MPMRHIG foi à realização das comemorações do aniversario da Ilha. Sob a minha liderança, as comemorações foram denominadas de Fórum Maracajá. Fato que me coube como reconhecimento do trabalho realizado, o Premio Lions de Cultura 2005, e um certificado de apoio ao projeto cultural Poesilha Acontece (2005). A ideia inicial era de que a cada ano o fórum mudasse de nome, a cada ano receberia um dos antigos nomes da Ilha do Governador, Maracajá foi um deles. Mas o nome Maracajá foi bem aceito por aqueles que trabalharam e colaboraram, e a comunidade insulana, descartando-se a ideia inicial e perpetuando o nome Fórum Maracajá. A abertura do evento sempre começava com o Café Indígena, oferecendo comidas e bebidas de origem indígena, fazendo uma apologia ao welcome coffee servido em aberturas e inícios de eventos, o café de boas vindas.

O Fórum Maracajá sempre partiu de um princípio simples, juntar para somar forças, um agregador e catalisador de ações. Executava algumas ações e incentivava outras e outros, para comemorar juntos o aniversario da Ilha. Formando assim uma grande programação que se entrelaçavam umas as outras. Sempre contou com as mídias impressas que circulam no bairro e com as instituições públicas existentes na Ilha, instituições da esfera municipal e estadual. Até a federal com a participação da Banda de Música da BAGL – Base Aérea do Galeão. Citar todas as participações neste momento seria tema de uma pesquisa.

Em 2007 o projeto Aniversário da Ilha do Governador recebeu da Secretaria Estadual de Cultura do Rio de Janeiro o Certificado de Mérito Cultural. Uma das ações do fórum foi a realização de um concurso literário que começou de forma humilde entre as escolas públicas da Ilha. Com a popularização da internet passou a receber trabalhos de outros bairros, cidades do Brasil e na terceira edição recebeu trabalhos de Portugal.

Em 2009 o teve uma projeção internacional, com a participação no IYA/2009 – Ano Internacional da Astronomia com a instalação de um “Nó Local”, registrado no evento internacional e na Semana de Ciência e Tecnologia. Promovendo a astronomia durante o ano com exposições na Biblioteca da Ilha, na Casa de Cultura Elbe de Holanda e na Lona Renato Russo e observações astronômicas na Lona Cultural com evento denominado Noites Galileanas, que aconteceu no mesmo momento que outros semelhantes aconteciam em diversas localidades do planeta.  Contou com as participações diretas de: Adriano Soares, Áureo Ramos, Gilberto d’Alma, Hélio de Assis e Valdir P. Augusto, que desempenharam relevante contribuição.

No momento estou afastado geograficamente da Ilha. Estive algum tempo em São João de Meriti/RJ, onde fiz parte do FOMEC – Fórum Meritiense de Cultura. Promovi um concurso de logomarca nos 100 Anos da Revolta da Chibata. Participei criação da Carta Magna de Cultural da cidade e participei como delegado representante na 2ª Conferencia Estadual de Cultura (2009).

Hoje estou em Natal/RN. Faço parte do IHGRN - Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte, instituição cultural com mais de 100 anos de existência, como Sócio Efetivo. Estou cadastrado no CMEC – Cadastro Municipal de Entidades Culturais da FUNCARTE - Fundação Cultural Capitania das Artes, como escritor.

Também sou colunista de Informática em Revista e concorro ao Premio Destaques do Mercado 2013, na categoria colunista, premio produzido e oferecido pela mesma revista. Articulista colaborador em dois jornais: o Jornal de HOJE de Natal/RN e o Jornal Metropolitano de Parnamirim/RN, alem de alguns artigos publicados no jornal O Mossoroense de Mossoró/RN.

 

Histórico Fórum Maracajá

 
Entre Natal e Parnamirim/RN ─  25/07/2013
 
 
 
Roberto Cardoso
(Maracajá)
 
 
Reiki Master & Karuna Reiki Master
 
023.1461.13
CMEC - Cadastro Municipal de Entidades Culturais
Fundação Cultural Capitania das Artes
FUNCARTE
Natal/RN
Cientista Social
Jornalista Científico
Colunista em Informática em Revista
 
Sócio Efetivo do IHGRN
(Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte)
 
 
No período de julho/2013 a outubro/2013 estarei concorrendo ao PREMIO DESTAQUES DO MERCADO na categoria Colunista em Informática na publicação Informática em Revista.
 
 
A votação poderá ser feita usando um e-mail por mês. Após a votação espere o retorno do e-mail para validação do voto. Só após a validação é que o voto é computado
 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Nenhum comentário: